-
Arquitetos: Hearth Architects
- Área: 88 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Yuta Yamada
-
Fabricantes: Eda, MARUHON, Takachiho Shirasu Corporation, Tanita Housing Ware
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma moradia unifamiliar situada em um terreno ampliado através da aquisição de parte do terreno vizinho. Portanto, seu formato é alongado e estreito com 7,5 m de largura e 30 m de profundidade.
Decidimos criar uma planta com jardim na parte frontal e posterior ao invés de um pátio típico que separasse os espaços. Incluímos um ambiente intermediário (um vazio), que inunda o interior de luz, e uma lateral em forma de jardim no lado sul para conectar os dois espaços verdes.
Ao criar um espaço exterior fechado, que confere privacidade ao interior, deixamos a luz entrar e criamos uma mise-en-scène (mudanças percebidas pelos cinco sentidos) em que a tonalidade da luz muda com o decorrer do dia e das estações por meio da instalação de claraboias e aberturas laterais altas.
Além disso, ao projetar as laterais e os espaços semi-exteriores como se estivéssemos projetando uma cidade ou paisagem urbana em vez de uma casa, conseguimos criar um espaço rico que aproveita ao máximo as zonas intermediárias (as várias conexões e profundidades entre dentro e fora) mantendo a funcionalidade. O espaço, esbelto e calmo, cheio de natureza, conferirá uma sensação interessante ao dia-a-dia do cliente.